Hidrogênio e segurança contra incêndio: Detectando o elemento mais inflamável da Terra (white paper)
Por si só, o hidrogênio é incolor, inodoro, insípido e não tóxico. Mas quando mesmo pequenas quantidades dessa substância aparentemente inofensiva se misturam ao ar, ela se transforma em um grande risco de incêndio. Portanto, as indústrias que usam hidrogênio exigem tecnologias de ponta para detecção de chamas e vazamentos de gás para garantir um ambiente seguro para pessoas e processos.
O hidrogênio, o primeiro elemento da tabela periódica, é a substância química mais abundante no universo. Na Terra, ele é normalmente encontrado em combinação com outros elementos (em moléculas de água, por exemplo), mas raramente em sua forma pura.
Além de sua importância no mundo natural, o hidrogênio desempenha um papel importante em muitos processos industriais. Isso inclui refino e processamento de alimentos, bem como a produção de fertilizantes, plásticos, produtos farmacêuticos, chips de silício e folhas de vidro.
Foto de partículas de poeira durante incêndios de hidrogênio
O que torna o hidrogênio perigoso?
Usuários industriais de hidrogênio devem lidar com as propriedades altamente reativas e explosivas deste gás. No NFPA 704, o sistema de rotulagem usado para identificar materiais perigosos, a National Fire Protection Association dá ao hidrogênio sua classificação mais alta de “4” na
escala de inflamabilidade porque ele é inflamável quando misturado mesmo em pequenas quantidades com ar comum.
Além disso, é preciso apenas uma pequena quantidade de energia para inflamar o hidrogênio. Na verdade, ele pode realmente se auto-inflamar, mesmo sem uma fonte de energia externa, em casos em que ele está vazando de um cano a uma pressão suficientemente alta.
Tornando o hidrogênio ainda mais perigoso é o fato de que, diferentemente de uma chama de hidrocarboneto, os sentidos humanos não conseguem detectar facilmente uma chama de hidrogênio. Pessoas que se deparam com uma chama de hidrogênio não a verão, mesmo de perto. Em vez disso, elas podem ver uma área à frente delas brilhando,
como se fosse uma miragem. Elas também podem ver faíscas, que são partículas de poeira queimando brevemente na chama.
Fonte do artigo: www.det-tronics.com/newsitem/detecting-the-most-flammable-element-on-earth